Paginação de Revestimentos

A escolha da paginação dos revestimentos é quase tão importante quanto a escolha do revestimento. As opções de peças e materiais no mercado é vasta, entre os quais temos porcelanatos e revestimentos cerâmicos em diferentes tamanhos e formas, revestimentos laminados ou vinílicos em réguas e piso de madeira em diversos tamanhos de tacos. Cada formato padrão permite alguns tipos de paginação conforme denominações a seguir.

Paginação Alinhada
A paginação alinhada é sem dúvida a mais utilizada na construção civil e isso se deve justamente ao fato da maioria dos ambientes serem retangulares/ quadrados. Esse tipo de paginação normalmente é a mais econômica pois permite que seja instaladas peças com menos recortes, gerando uma perda entre 10% e 15%, e pode ser instalada tanto em piso como em paredes.



Essa instalação pode ser utilizada em peças de revestimentos cerâmicos e porcelanatos de forma quadrangular – retangulares ou quadradas. Nas peças retangulares, essa paginação permite o assentamento das peças na vertical ou na horizontal.

Paginação em 45 Graus


Uma variação do estilo de paginação alinhada é a paginação em diagonal, que costumava ser bastante utilizada em instalações de revestimentos de piso. No entanto, a paginação a 45 graus é limitada em relação ao formato da peça, podendo somente ser instaladas dessa forma as peças quadradas. Além disso, seu desempenho em relação aos recortes é desvantajoso, pois os recortes gerados muitas vezes não podem ser reaproveitados, com perdas entre 20% e 25%.

Esse tipo de amarração pode ser uma ótima opção em ambientes cujas paredes fora de esquadro, ou seja, paredes que não estejam com encontros a 90º, pois esses assentamento acaba disfarçando essas imperfeições.

Paginação por Amarração


A paginação por amarração segue a mesma ideia do assentamento de blocos em uma construção: uma linha segue desencontrada da outra. Pode ser feita na vertical, horizontal, diagonal.

Essa paginação pode ter uma variação, também chamada transpasse, e seguir outras proporções além de alinhar somente pelo centro da peça (1/2), como o alinhamento a 1/3 ou 2/7 da peça, ou outras variações que podem ser projetadas em função da dimensão do ambiente.


Por conta dessa variação do posicionamento das peças, os recortes variam mais do que uma paginação alinhada e as perdas ficam entre 15% a 25%. Todos esses estilos são indicados tanto para piso quanto para paredes e sua versatilidade pode gerar resultados bonitos e criativos.

Paginação Estilo Dama


A paginação estilo dama é indicada principalmente em casos de revestimentos de tamanho menor e estreito, como é o caso de taco de madeira e alguns revestimentos cerâmicos retangulares. A regra para a proporção funcionar é que a quantidade de peças somadas – normalmente de 2 a 5 peças em média – tenha a mesma medida do comprimento da peça. Essa paginação funciona bem tanto em revestimento de pisos e paredes e quando instalados, as peças lembram o tabuleiro de xadrez e damas.

A paginação dama pode ser considerada econômica tanto quanto a paginação alinhada, tendo uma perda entre 10% e 15%.

Paginação Estilo Escama de Peixe


A paginação escama de peixe apresenta uma lógica de encaixes e pode ser utilizada em revestimentos de formato retangular, como alguns porcelanatos e peças de revestimento laminado e vinílico. A distribuição ocorre com peças na horizontal e na vertical e lembram a estrutura de escama de um peixe, como o próprio nome diz.

Paginação Estilo Espinha de Peixe


Seguindo a mesma lógica da paginação escama de peixe, a paginação espinha de peixe tem a mesma disposição das peças, porém a direção é rotacionada, de modo a parecer com a espinha do peixe. Outro nome que pode ser dado a essa paginação é Chevron, como a estampa utilizada em alguns tecidos que formam o desenho ziguezague.

Assim como a paginação escama de peixe, esse tipo de assentamento também gera maiores quantidades de recortes, por isso a perda fica em aproximadamente 30%.


Além de todas essas opções, com a variedade de formatos existentes, é possível abusar da criatividade e estilo para compor os ambientes. Para isso é importante se atentar as dicas a seguir:
  • É importante se atentar a cor do rejunte em caso de revestimentos como porcelanato e cerâmicos. Em alguns casos pode-se optar por destacar o revestimento e então adotar uma cor de contraste e pode-se escolher cores próximas das peças escolhidas para um plano mais neutro.
  • Cada tipo de paginação exige um cálculo específico de quantidade de peças a serem utilizadas. Essa é a maior importância do projeto de paginação feita por um profissional que conseguirá dizer exatamente quantas peças de cada revestimento serão utilizadas na obra.