Acabamento de Mobiliário Fixo

Um sinal de que a construção ou reforma está terminando é quando iniciamos a contratação dos móveis fixos, sejam eles feitos tanto em marcenarias quanto em lojas de móveis planejados. Antes de falar sobre os acabamentos possíveis para esse tipo de mobiliário, é importante saber a diferença entre os fornecedores que citamos.


A marcenaria é responsável pela execução de móveis sob medida com muita flexibilidade, pois cada móvel é feito especialmente para cada ambiente, com base em um projeto de Arquitetura de Interiores. Devido a essa personalização, os móveis feitos em marcenaria costumam ter seu custo um pouco mais alto em relação aos demais fornecedores, mas os acabamentos e materiais utilizados fazem jus a essa diferença no preço.


As lojas de móveis planejados oferecem certa personalização nos móveis eu fazem, porém normalmente oferecem opções modulares para os móveis que fazem, o que algumas vezes podem perder algum espaço com fechamentos de adequação das medidas com o seu ambiente. Em relação à marcenaria, os custos para a realização dos móveis são menores, mesmo em alguns casos tendo materiais de qualidade similares aos de marcenaria. Isso ocorre devido a produção em escala maior dos produtos oferecidos.


Em ambos os casos, os materiais utilizados costumam ser semelhantes, entre os quais, o principal que você já deve conhecer é o MDF, que significa Medium Density Fiberboard (Fibra de Média Densidade) e tem como composição fibras de madeira com resinas sintéticas e recebe o acabamento nos padrões amadeirados, cores sólidas e outras opções oferecidas pelos fabricantes. Essa mistura de fibras de madeira e resina sintética compactada sob temperatura elevada fazem com que o material tenha boa maleabilidade, resistência e durabilidade.

Já o MDP (Medium Density Particleboard - Partícula de Média Densidade) é feito da mistura de partículas e resina sintética prensadas, que resultam em material com aspecto mais poroso e menos durável que o MDF.


Os dois materiais servem para todos os tipos de móveis comuns, sendo que para ambientes úmidos como banheiros, cozinhas e lavanderias existe a indicação de MDF com maior resistência a umidade. Para o acabamento das laterais dos painéis, os fabricantes oferecem grande variedade de fitas de borda com diversos acabamentos.

Há quem opte pela escolha do MDF cru para a aplicação de outros acabamentos possíveis, entre os quais temos laminado melamínico, mais conhecido como fórmica, laca e folha de madeira natural.

Similar aos acabamentos oferecidos pelos MDFs, os laminados melamínicos possuem mais opções de acabamentos, entre cores variadas, acabamentos amadeirados, estampados e texturizados. Esse acabamento é aplicado com cola nas superfícies dos painéis de MDF e MDP e precisam de fitas de borda como acabamento das laterais das pranchas.



Outra opção de acabamento possível é a aplicação de laca, e oferece várias opções de cores e podem ser foscas ou brilhantes. Sua aplicação é feita com pistola de pintura e a cor é aplicada após a superfície estar lixada e com o primer, que é a pintura base que eixa uniforme para a aplicação da laca. Esse trabalho deve ser feito em um ambiente próprio para isso, pois para o acabamento ficar perfeito, os móveis não podem ficar próximo de poeiras de nenhum tipo.

 

É importante frisar que a laca deixa um acabamento muito uniforme e sofisticado, porém trata-se de um material delicado que pode riscar com facilidade e é um acabamento mais caro do que fórmica.

Para quem gosta de acabamentos amadeirados, as folhas de madeira natural trazem mais naturalidade para os móveis, visto que os demais acabamentos amadeirados são impressões que imitam as madeiras. As folhas de madeira naturais são coladas na superfície a ser acabada e pode ter diversas variações nos veios e tonalidades por serem retiradas da natureza.



Por se tratar de material natural, é importante salientar que o ambiente pode interferir no móvel depois de pronto. Móveis expostos ao sol podem ter seu acabamento alterado, assim como produtos de limpeza podem manchar as folhas aplicadas.

Conhecendo essas opções de acabamento, fica mais fácil entender qual a mais adequada em função do seu gosto pessoal, do valor de cada um e dos cuidados que cada acabamento exige para que sua durabilidade seja preservada.