A Importância da RRT e ART


Quem busca um arquiteto ou engenheiro nem sempre sabe quais as atribuições ou o que esperar sobre o que será entregue. Mas em alguns casos, como reformas de apartamentos, principalmente após a norma técnica NBR ABNT 16280:2015 que alterou diversas regras para as reformas, são solicitados documentos chamados RRT ou ART.


A RRT ou Registro de Responsabilidade Técnica é o documento emitido pelos Arquitetos e Urbanistas por intermédio do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A RRT deve ser emitida pelo arquiteto em todos os casos de projetos a ele atribuído e tem como objetivo garantir e registrar a responsabilidade do arquiteto em relação ao serviço que será realizado.


  


A ART ou Anotação de Responsabilidade Técnica tem o mesmo princípio: serve para garantir e registrar a responsabilidade em relação ao serviço que será realizado, só que para engenheiros. Esse documento é emitido por todos os engenheiros em suas diversas áreas através do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Em ambos documentos o profissional contratado deve relatar o tipo de serviço que será realizado, os dados do cliente e da obra, categorização em relação a lista de tipos de projetos relacionada pelos órgãos. Além disso, os conselhos pedem o pagamento de taxa sobre cada RRT ou ART, que deve ser paga pelo profissional contratado.



Em caso de reformas, serviços como de pintura e troca de revestimentos que não exijam ferramentas de alto impacto não necessitam de emissão de documento de responsabilidade assinado por um arquiteto ou engenheiro. No entanto a maioria dos serviços realizados em uma reforma exigem a emissão de RRT ou ART, tais como:

  • Reforma de sistemas de ar-condicionado, hidrossanitário, elétrico, gás, combate à incêndio, comunicação e dados, automação, entre outros;
  • Reforma de itens em desacordo com os Manuais do Proprietário; 
  • Reforma de itens estruturais, remoção ou acréscimo de paredes, execução de nichos de paredes, esquadrias, revestimentos com equipamento alto impacto; 
  • Instalação de sistema de envidraçamento de varandas e sacadas.

Antes de qualquer obra, seja ela construção ou reforma, é de extrema importância a contratação de profissional que garanta a segurança de todos os sistemas envolvidos na obra através de projeto e de responsabilidade técnica. Dessa forma, é possível evitar problemas sérios e possíveis tragédias.