A Escolha do Porcelanato



Ao escolher o revestimento de um ambiente, é preciso levar em consideração as características desejadas para o espaço em questão. A definição do revestimento que estará presente em casas ou escritórios é de extrema importância e influencia nosso dia a dia de utilização dos espaços. A partir de várias possibilidades, que podem ser pisos frios, como cerâmica ou porcelanato, ou pisos quentes, como laminado, vinílico ou madeira, é preciso estabelecer alguns critérios para essa escolha.



Ao optar por um piso frio, é preciso analisar as vantagens e desvantagens dos pisos cerâmicos e porcelanatos. O revestimento cerâmico, que tem como principal ingrediente a argila, é feito de forma mais artesanal e podem ter algum nível de absorção de umidade que depende da sua classificação. Suas bordas podem ter certo tipo de irregularidade, o que contribui para maior utilização de rejuntes. No entanto em questão de custo, acaba por ser um revestimento bastante atrativo. O porcelanato por sua vez, cuja composição é porcelana com minerais, tem grande variedade de acabamento, apresentando variações de formatos e texturas que podem ser similares a mármores e granitos, madeira, cimento e outras opções facilmente encontradas no mercado. Além disso, sua capacidade de absorção de água é muito menor, possuem alta resistência e podem ser aplicados em locais com grandes fluxos de pessoas.


O acabamento dos porcelanatos pode ser polido, esmaltado, natural e outros. As peças polidas são recomendadas para áreas secas, como salas e dormitórios pois, em contato com água podem se tornar muito escorregadias. 


As peças esmaltadas podem receber diversos tipos de esmaltes, que as deixam lisas ou ásperas, brilhantes ou foscas. Por conta dessa versatilidade, podem ser utilizadas em todos os ambientes internos.


Peças naturais não recebem tratamentos específicos, obtendo um aspecto mais rústico. Podem ser utilizadas em áreas internas ou externas. 


Os revestimentos com acabamento em 3D garantem um charme as paredes onde são aplicados. Eles podem apresentar acabamento de diversos tipos e sua aplicação pode dar margem a criatividade pois esses modelos permitem diversas paginações.


Além da textura do porcelanato, é importante se atentar ao acabamento das bordas, que podem ser ‘bold’ ou ‘retificado’. As peças bold, normalmente mais baratas, são aquelas que são arredondadas nas arestas de deixam uma faixa de rejunte de 3 a 5 mm. As peças retificadas, cuja borda é reta, permitem rejuntes mais delicados, de 1 a 3 mm.

Esquema de borda de porcelanatos

Os porcelanatos, em contraste com os pisos cerâmicos, oferecem muitas possibilidades com relação aos formatos e seus tamanhos podem passar de 2,00 m nos modelos de grandes formatos, que contribuem para ampliar ambientes. É importante, no entanto, escolher a dimensão das peças adequada ao tamanho do ambiente: peças grandes compõe melhor em ambientes maiores, pois em ambientes pequenos podem gerar muitas perdas em relação aos recortes.


Mas como tudo em arquitetura e decoração não é uma regra, vale conhecer as opções, usar a criatividade e contar com o auxílio de um profissional que pode transformar o desejo em realidade.